Paixão ou amor?



Por Pr. Timofei Diacov


Temos notado ultimamente que as palavras vão perdendo o seu verdadeiro sentido. Por exemplo, louvor, adoração. Queremos nesta meditação falar sobre paixão e amor. Parece que está havendo confusão. São duas palavras distintas. Temos ouvido corinhos onde se usa a expressão, "Estou apaixonado por Cristo"; quando deveria ser, eu amo a Cristo, ou, estou amando Cristo.

Já imaginaram como seria, se amor e paixão fossem sinônimos? João 3:16 seria: "Porque Deus se apaixonou pelo mundo de tal maneira que enviou o Seu Filho...". Ou esta outra palavra: "Te apaixonarás pelo Senhor teu Deus de todo o teu coração... porque este é o primeiro e grande mandamento. E te apaixonarás pelo teu próximo como a ti mesmo". Como podemos perceber, ficaria muito complicado trocar o amor pela paixão.


Afinal que é paixão? É um sentimento violento, descontrolável e pode levar uma pessoa a cometer loucuras contra a pessoa por quem se sente paixão ou mesmo cometer suicídio; e a história registra muitos fatos assim; enquanto o apóstolo Paulo em I Corintios 13 nos dá características bem diferentes do amor em relação à paixão, dizendo que o amor é benigno, é paciente, tudo sofre, tudo espera, tudo suporta; o amor nunca falha. O amor é capaz de perdoar, enquanto que a paixão pode matar destruir etc., aliás, na Bíblia quando se faz referencia à paixão, se faz referindo-se aos sentimentos carnais. É uma palavra muito pouco usada na Bíblia. Temos que ser cuidadosos quando recebemos um corinho, produzido por alguém que desconhece os ensinos teológicos da Bíblia.

Temos a impressão de que esses grupos chamados, "Grupos de louvor", não examinam esses novos corinhos para verificar se neles existem heresias. Aliás, é dever do pastor que é o chefe do rebanho, fazer seleção desses novos corinhos que surgem por aí à esmo; e assim estaríamos evitando a entrada de tantas heresias que vem desvirtuando a mensagem bíblica. Bom seria se atentássemos para o que diz Paulo em I Corintios 11:19: "Até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros, se manifestem". Perdoem-me dizer que o pastor que não cuida o seu rebanho desses perigos, é um pastor relaxado, descuidado e irresponsável. É pastor que permite a entrada de lobos devoradores que destroem o seu rebanho.

Deus quer que sejamos zelosos do bem e da verdade; mas zelosos com entendimento. Ele quer que saibamos discernir entre o trigo e o joio. Esperamos ter contribuído para corrigir e evitar esses males; ou pelo menos ter alertado aos amados irmãos da igreja do Senhor.

Fonte: Graça Maior
* Com alterações.

2 comentários - COMENTE CLICANDO AQUI!:

Anônimo disse...

Hoje o "louvor" nas mais da vezes não pode receber esse nome. Ouvimos músicas gospel nas quais, nos primeiros minutos não podemos saber se trata-se de canções românticas - de amor carnal de um homem por uma mulher - ou se está falando sobre Deus, justamente pelo uso errôneo e proposital de termos como "paixão", "mexe com minha estrutura", "sonho de Deus" etc.

Anônimo disse...

Uma coisa é certa: A peneira de Deus, no seu tempo determinado, peneirará com todo poder os grãos. O grão que permanecer sobre esta peneira poderosa, e que será salvo.
27 ¶ Eis o nome do SENHOR vem de longe, ardendo na sua ira, no meio de espessas nuvens; os seus lábios estão cheios de indignação, e a sua língua é como fogo devorador.
Isaias 30.28 A sua respiração é como a torrente que transborda e chega até ao pescoço, para PENEIRAR AS NAÇÔES COM PENEIRA de destruição; um freio de fazer errar estará nos queixos dos povos.
Um beijo no coração de todos os amados.

Postar um comentário

Fique à vontade para escrever: comente, sugira, critique, contrarie, questione, rebata, argumente, contra-argumente, indique, exponha seu ponto de vista.
Sugestões: Não ofenda, não xingue, não grite (CAPSLOCK)!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts with Thumbnails

Pesquisar