Fiéis à Palavra do Senhor

Por Pr. Ezequiel Gonçalves Inácio


O inspirado apóstolo Paulo escreveu para a Igreja de Roma que Deus dará vida eterna para os que, persistindo em fazer o bem, busquem glória, honra e imortalidade - Romanos 2:7. Entender bem o que esse trecho da Palavra de Deus ensina para, em seguida, praticá-lo, é um desafio e tanto para aquele que leva a sério a vida cristã.




A maioria dos evangélicos acredita que basta crer, ser batizado, freqüentar os cultos, fazer suas contribuições regulares aos cofres da sua Igreja, para que seja aceito por Deus. Esse texto de Romanos parece acrescentar algo mais. Uma vez que a "descoberta" da Reforma foi que a salvação se alcança unicamente pela fé, a declaração de Paulo parece contraditória. Para salvaguardar a integridade da verdade do Evangelho, vamos oferecer algumas sugestões:


- Primeiro, que a inclusão de fazer o bem seja parte integral da salvação de todos aqueles que abraçam uma fé genuína. Fé viva, afirma Tiago, é demonstrada em obras, não apenas em palavras e boas intenções. Paulo acrescenta que as boas obras devem acompanhar a vida inteira do cristão fiel.


- Segundo, o texto confirma que a esperança de receber a herança da vida eterna (imortalidade) é conseqüência de uma busca, mesmo depois de ter crido sinceramente nas verdades centrais do Evangelho e confiado no Senhor Jesus. "Buscar" significa mais do que apenas esperar. O autor de Hebreus colocou essa necessidade assim: "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem a santidade, ninguém verá o Senhor". Hebreus 12:14.


- Terceiro, dá para se deduzir que a importância de buscar a glória e a honra, que somente Deus pode conceder, reside no fato de que aquele que não busca não receberá esse grande galardão. Há perigo imensurável de imaginar que o Pai dará ao seu "filho", descompromissado com qualquer valor do Reino, o mais precioso dos seus tesouros.


Não foi essa a lição que Jesus quis frisar em sua conhecida parábola dos servos e dos talentos? Os primeiros dois se esforçaram até dobrar o valor dos seus talentos, enquanto o servo mau e desobediente escondeu seu único talento no quintal. Quando o entregou ao dono, a reação foi imediata e contundente: "Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei... Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez... e lancem fora o servo inútil nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes: . Mateus 25:26-30 (NVI).


Uma vez convencidos de que a vida eterna pode ser recebida unicamente pela fé no Senhor Jesus, nos resta a tarefa de procurar o sentido de "buscar a glória e imortalidade". Pelo contexto imediato, concluímos que essa busca inclui a prática do bem, não apenas durante alguns dias em que estávamos motivados pelo primeiro amor, mas persistindo em fazer o bem durante toda a vida. A busca requer uma dedicação à vontade de Deus revelada na Bíblia. Paulo entendeu que seu apostolado se resumia no chamado de um povo dentre as nações "para a obediência que vem pela fé" - Romanos 1:5.


Deus nos abençoe!

3 comentários - COMENTE CLICANDO AQUI!:

Aurelio MC Gomes disse...

Caso queira participar será uma honra!

1ª Blogagem coletiva: Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!

Após ser inquietado pelo Espírito Santo de Deus, aqui estou propondo a “1ª Blogagem coletiva: Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!” que tem como meta mostrar os mais diversos sinais que antecedem a volta de Cristo e que a cada dia se cumprem.
Se você quiser participar, deverá publicar em seu blog um post relacionado ao tema proposto “Sinais do fim dos tempos - Prenúncios da volta de Cristo!” – no próximo dia 30 de Novembro.
As regras para participar e mais detalhes estão no meu blog: Eu sou o mensageiro!
Endereço do blog: http://aureliomcgomes.blogspot.com/
Obrigado pela atenção, peço e espero que você participe.
Faça a diferença.

Alex Malta Raposo disse...

Parabéns.

O blog está cada vez melhor.

Que o Pai continue abençoando a sua caminhada.

alexmaltta.blogspot.com
Evangelho da Graça

Isaias Medeiros disse...

A Paz do Senhor

Perdoe-me se estas minhas palavras expressarem indignação, pois é assim que me sinto no momento. Peço encarecidamente que leia o conteúdo dos links que vou lhe passar (copie e cole no seu navegador, por gentileza) em que o nosso prezado pastor Newton Carpintero é covardemente agredido por dois arremedos de pastores de determinados blogs.

Pessoas da sua estatura espiritual, moral e intelectual não podem se calar ante estas agressões. Eis os links, por favor, leia.

http://www.pulpitocristao.com/2009/10/o-cara-mais-underground-que-eu-conheco.html?showComment=1256923616296#c6514780169624276418

http://www.pulpitocristao.com/2009/10/o-cara-mais-underground-que-eu-conheco.html?showComment=1256925271451#c2669058038903642384

http://www.pulpitocristao.com/2009/10/o-cara-mais-underground-que-eu-conheco.html?showComment=1256925492833#c2025414203356749772

Postar um comentário

Fique à vontade para escrever: comente, sugira, critique, contrarie, questione, rebata, argumente, contra-argumente, indique, exponha seu ponto de vista.
Sugestões: Não ofenda, não xingue, não grite (CAPSLOCK)!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts with Thumbnails

Pesquisar